segunda-feira, 10 de março de 2008

Alguns contras da clonagem...e algumas questões a pensar...


  • Baixa taxa de sucesso
  • Existe ainda a polémica de que a clonagem dos seres humanos produziria bebés planeados. As crianças iriam tornar-se como qualquer outra comodidade que adquirimos: tamanho, cor, e outros traços seriam pré-determinados pelos pais. O mistério da individualidade humana seria algo do passado. Alem disso as crianças que fossem clones de pessoas já falecidas poderiam ser vistas como a continuidade da vida das pessoas que partiram.
  • A clonagem humana não significa “ressurreição” completa. Um Clone pode ser idêntico a um ser humano que já faleceu, no entanto não significa serem a mesma pessoa. A mesma pessoa não iria voltar ao mundo, mas sim alguém fisicamente idêntico. Irmãos gémeos, por exemplo, são duas pessoa diferentes. Se um gémeo morresse, nenhum pai ficaria menos triste porque uma pessoa fisicamente idêntica permanece viva.
  • Há ainda a questão religiosa. Muitos acreditam que a criação da vida cabe unicamente a Deus.
  • A clonagem pode ainda ter impactos negativos na família. Um pai pode ter um filho igual a ele, e estar feliz com o facto, no entanto
como irá isso afectar a relação entre filho e mãe? O filho irá crescer e tornar-se igual ao pai (o homem pelo qual a mãe se apaixonou com quem se casou). O mesmo aconteceria com uma filha. Outro exemplo ainda é a hipótese de o filho ser igual ao pai e esse casal divorciar-se. A mãe agora poderia odiar o ex-marido, no entanto teria um filho igual ao homem que tanto menospreza. Como é que isso irá influenciar o seu relacionamento?

1 comentário:

Amigos do Mar disse...

Primeiro que nada os meus parabéns pela vossa iniciativa ;)

Eu pessoalmente n sou muito a favor da clonagem, penso que cada um deve nascer como tem de ser, e n como "nos" queremos. Tal como se sabe a clonagem tem uma taxa muito baixa de sucesso.
Mas a clonagem também pode ter algumas vantagens como a possibilidade de combater doenças como o cancro a partir da clonagem dos embriões como por exemplo o cancro.